Como fazer sabonete – Guia Completo



Compartilhe!

Neste guia você vai aprender diversos conceitos, técnicas e ferramentas para lhe deixar com uma visão geral inicial de como fazer sabonete. Então, arregace as mangas, prepare-se e vamos lá!

Conceitos básicos sobre sabonetes

Os sabões e sabonetes são produtos utilizados na higiene pessoal, doméstica e pública. Servem a diversos propósitos, desde a lavagem de roupas, limpeza da casa, limpeza do corpo e decoração!

Basicamente encontramos os seguintes tipos de sabonete:

  1. Sabonete em barra (para uso pessoal);
  2. Sabão líquido (para uso pessoal);
  3. Sabão em pó e líquido para roupas;
  4. Amaciante de roupas (que tecnicamente, não chega a ser um sabão);
  5. Sabão em barra para limpeza da casa;
  6. Detergentes.

Para ser considerado um sabão, o produto deve ter passado pelo processo de saponificação. O processo de saponificação é um processo quimicamente estudado, mas em didaticamente podemos resumi-lo da seguinte forma: Óleo + Base + Calor = Álcool + Sal (sabão).

Basicamente, o que ocorre no processo de saponificação é uma mistura de um óleo (ácido graxo) com uma base forte (tipo a soda), resultando na formação de álcoois e sabão. Essa mistura é catalisada (potencializada) pelo calor.

Aprenda mais sobre o processo de saponificação aqui.

Mas… Pra que saber de tudo isso?

É interessante ter um conhecimento, ainda que básico, dos princípios por trás de tudo o que estamos fazendo. Você vai aprender várias técnicas de fabricação de sabonetes, mas, sempre que se sentir perdido, volte aos fundamentos.

Curiosidade: os sabonetes são utilizados para retirar gordura, sendo que eles mesmos são feitos de gordura!

Uma reflexão porque sim.

Não custa nada refletir um pouco ao observar a natureza. Reflita, para ser eficaz na retirada de gordura, precisamos utilizar um produto feito de gordura!

O mesmo princípio pode ser aplicado a outras áreas da vida. Por exemplo: pode ser um erro tentar se comunicar com uma pessoa de realidade diferente da sua, tentando “consertá-la” segundo seus padrões. Ela precisa de alguém que nasceu da mesma “sustança” que ela, para ser compreendida e mudar.

Pois é, faça você mesmo também é filosofar!

5 principais materiais – como fazer sabonete

1) Barras de sabonete

Curiosamente, um dos materiais mais fácil de ser utilizado na fabricação de sabões líquidos, sabonetes em barra, sabão em pó, dentre outros, é a própria barra de sabonetes encontrados no mercado.

Veja por exemplo este sabonete de liquidificador.

sabonete barras lux

As barras de sabonete do mercado possuem substâncias aromáticas e estruturais em concentração alta e podem ser diluídas para facilitar o processo de saponificação e resultar num sabonete mais agradável.

2) Óleo

Os azeites e óleos são, como explicado acima, o principal componente dos sabonetes. O processo de saponificação nada mais é que a transformação dos óleos em álcoois e sais.

oleo de cozinha

3) Água

A água é o ingrediente utilizado em maior quantidade na fabricação da maioria dos sabonetes. Seja fervida, seja em temperatura ambiente, a água exerce um papel fundamental na hora de facilitar o processo de saponificação. Além disso, ela serve para diluir a mistura e permitir que sua receita de sabonete renda mais.

agua balde

4) Soda

Como explicado anteriormente, o processo de saponificação exige uma base forte (substância alcalina forte) que reaja com os óleos e produza o sabão. Uma substância bastante utilizada industrialmente e artesanalmente é a soda cáustica (NaOH).

soda caustica 99%

É importante ter bastante cuidado no manuseio dessa substância, evitando a inalação e contato com a pele. Utilize luvas e máscara e, de preferência, trabalhe em ambientes abertos. Além disso, quando estiver esperando a soda reagir com sua mistura, não fique no mesmo ambiente: saia e volte após um determinado tempo.

Você sabia que existem sabonetes sem soda? Que tal conferir aqui?

5) Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina que eleva o pH do meio em que é inserido. Em contato com a pele, promove uma melhor higiene e saúde.

bicarbonato de sodio

O bicarbonato é utilizado como agente higienizante dentro dos sabonetes. No entanto, ele também exerce um papel interessante de dar uma engrossada na mistura.

10 principais ferramentas para fazer sabonetes

1) Bancada

Para começar, seja criterioso na escolha da sua bancada de trabalho. Afinal, se você vai passar boa parte do seu tempo ali, não quer ter desconfortos ou dores nas costas com o tempo. Procure bancadas ergonômicas e bancos confortáveis para sentar.

bancada ergonomica

2) Itens de segurança

Mesmo que você vá trabalhar com sabonetes mais simples, é importante utilizar luvas e máscaras, pelo menos. Não negligencie a segurança, pois ela pode afetar sua saúde e seu bolso a longo prazo!

luvas e mascara

Se você for trabalhar com soda, lauril e outros produtos que podem ser prejudiciais ao inalar, é imprescindível o uso de máscara. E, melhor ainda, se puder, trabalhe em ambientes ventilados.

3) Materiais de cozinha e suporte – como fazer sabonete

Um dos principais materiais de cozinha que você vai utilizar é a faca. É importante que ela tenha uma ponta afiada para quando você precisar desenformar os sabonetes pelos cantinhos, delicadamente.

  • faca como fazer sabonete
  • faca como fazer sabonete

Além disso, você vai precisar de panos limpos, tábuas de suporte e outros utensílios que são muito utilizados e, por isso, estão em tópicos separados a seguir.

4) Espátula de silicone

A espátula de silicone é um item muito prático e útil pra tudo na hora de fabricar seus sabonetes. Procure as que possam ter contato com o calor sem problemas.

espatula de silicone como fazer sabonete

Elas servem para tudo, desde mexer a glicerina no fogo até alisar os sabonetes quando estamos colocando nas formas. E o mais legal é que são super fáceis de lavar!

5) Panela e fogão

A seguir, praticamente todo sabonete precisará de calor para o processo de saponificação. Portanto, utilizar um fogão é essencial. E procure também panelas de alumínio que possam ser práticas.

Sugerimos as que têm um bico que facilita o processo de transferência da mistura quente de sabonete.

  • panela caneca aluminio
  • panela com bico

6) Batedor de Ovos

Em seguida, esse item, aparentemente supérfluo, é uma mão na roda na hora de ganhar tempo no processo de produção dos seus sabonetes. Ele acelera o processo de saponificação, pois você consegue mexer bem mais rápido com ele.

Normalmente é desnecessário o uso de batedeiras. Um liquidificador pode ser usado de vez em quando, mas não é fundamental.

mexedor de ovos

7) Bacias plásticas

Bacias plásticas de tamanhos variados são importantes também, pois você vai precisar manusear grandes quantidades de água fria e quente, glicerina, sabão ralado, dentre outras substâncias. Você não quer ficar na agonia de estar com um potinho pequeno derramando sua mistura.

bacias plasticas

8) Ralador

O ralador serve principalmente quando você vai fazer um sabonete a partir de uma base de sabão em barra ou sabonete corporal. Você vai precisar ralar esses sabonetes para facilitar a mistura na água quente. Sendo assim, pode crer, vai ser praticamente impossível dissolver o sabonete na água se você não ralar antes.

ralador

Normalmente você vai utilizar o tamanho padrão, indicado na figura acima. Então, se quiser, pode comprar um ralador mais simples, porém que tenha essa “abertura padrão”.

9) Ferramentas de medidas

Para fazer sabonetes em maior escala, é importante que você tenha receitas exatas com as quantidades que vai utilizar.

Sendo assim, pra isso, você precisa de utensílios para medir as quantidades. Você tem algumas opções:

  1. Becker;
  2. Balança de precisão;
  3. Jarras plásticas graduadas;
  4. Colheres medidoras.
  • becker
  • colheres medidoras
  • copo graduado
  • balanca de cozinha de precisao

10) Forminhas

Forminhas são uma mão na roda na hora de fazer sabonetes. Se você for fazer sabão em barra, para posteriormente cortar, pode utilizar formas maiores (tipo forma de bolo).

Dica: utilize caixas de leite higienizadas para enformar sabão em barra.

  • forminhas como fazer sabonete
  • forminhas como fazer sabonete silicone
  • forminhas como fazer sabonete
  • forminhas como fazer sabonete caixa de leite

Já se você vai fazer sabonetes gourmet, artesanais, ou de decoração, procure formas do seu gosto, com os desenhos que você quiser.

Nossa sugestão é que você use fôrmas de silicone para facilitar sua vida.

2 dicas preciosas sobre como fazer sabonete

1) Utilize soda 99%

Se você for utilizar soda cáustica em seu sabonete, procure sempre no rótulo pela indicação do teor de pureza. Se estiver entre 96 e 99%, pode comprar sem medo. Caso seja uma soda 70%, você vai ter um resultado de qualidade inferior e vai ter que usar mais soda em cada sabonete. Então, para evitar esse estresse, sugerimos que compre logo a soda 99%.

soda caustica 99%

2) Reutilize óleos de fritura

O mais legal do uso de óleos nos sabonetes é que você não precisa usar óleos novos. Portanto, podemos aproveitar óleos de cozinha utilizados para fritar. Que tal recolher óleo na sua vizinhança e produzir sabonetes a partir do óleo recolhido?

oleo de fritura

10 ideias de sabonetes artesanais – como fazer sabonete

1) Sabonete de liquidificador

Que tal aprender a fazer um sabonete simples e fácil, que rende bastante, utilizando apenas 4 ingredientes e batendo tudo no liquidificador. Sem muitas complicações, esta ideia é perfeita pra quem está em busca de algo para uso pessoal.

Aprenda aqui a fazer um sabonete de liquidificador.

2) Sabonete artesanal sem soda

A soda é criticada por alguns por ser uma substância química muito forte. Podemos aprender a fazer um sabonete que não exige o uso de soda. Que tal experimentar?

Aprenda aqui a fazer um sabonete sem soda.

3) Sabonete em barra

Sabonete em barra pode ser usado para diversos fins, desde a lavagem de roupas até a lavagem de pratos! Você pode multiplicar seu sabão em barra com algumas receitas que já divulgamos aqui no blog.

Veja por exemplo esta receita de sabão em barra.

4) Sabão para roupas

Continuando, outro tipo de sabão bastante usado por nós e que pode pesar nas economias é o sabão para lavagem de roupas. Você pode comprar sabão em pó ou líquido mas, mesmo assim, deve pesar no seu bolso.

É por isso que trouxemos este vídeo e passo a passo pra vocês aprenderem a fazer um sabão para lavar roupas que rende muito, muito mesmo!

Veja aqui a receita!

5) Amaciante caseiro

Finalmente, fazer amaciante é um pouco diferente, pois o amaciante não é um sabão. Mas, mesmo assim, decidimos enquadrá-lo aqui por uma questão de contexto. Quando fazemos uma lavagem de roupas, é sempre bom que elas saiam cheirosas e macias. Mas amaciantes comerciais são muito caros. Que tal multiplicar o seu ou fazer do zero?

Aprenda aqui a fazer um amaciante caseiro.

Como aprender a fazer sabonete

Existem algumas formas de aprender a fazer sabonete. Consequentemente, a escolha da melhor maneira de aprender vai depender das suas intenções.

Por exemplo, se seu objetivo é aprender como hobby, que tal começar pelos artigos aqui do blog e vídeos que publicamos pra você? Se você começar por aqui, tenho certeza que já terá um base bem formada para continuar sua carreira de aprendizado. Não tenha pressa. Leia, teste, experimente!

Agora, se seu objetivo é aprender para criar um negócio e vender sabonetes de forma mais regular, sugerimos que, além de ler bastante e “comer conteúdo” aqui na internet, você também procure um curso presencial. Afinal, o contato com profissionais da área pode lhe dar uma vivência de valor inestimável. Além disso, você ganha uma rede de contatos para começar seu negócio.

Conclusão – como fazer sabonete

Em resumo, a produção artesanal ou comercial de sabonetes é apaixonante. Não existem barreiras para o que podemos inventar e a demanda é alta e contínua.

Desejamos pra você um ótimo estudo e prática. Pode deixar todas suas dúvidas nos comentários que teremos o prazer de responder assim que possível!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*