Artesanato em MDF: Guia Completo



Compartilhe!

Aprenda agora tudo sobre artesanato em MDF. Ideias, dicas, e informações muito úteis para você que faz artesanato em MDF por hobby ou para vender.

artesanato em MDF

O artesanato em MDF é uma área apaixonante e cheia de oportunidades. Nossa sugestão é que você comece pelo simples, mas comece. Se não tiver tanto tempo livre, comece vendendo letras especiais em MDF. São peças muito simples e fáceis de fazer, porém com procura certa.

O que é o MDF?

A sigla MDF vem do inglês Medium Density Fiberboard e significa Fibra de Média Densidade. Ou seja, MDF não é madeira pura. É uma mistura de madeira e fibras prensadas em altas temperaturas.

chapas de MDF

Para você entender melhor, imagine que, se a madeira é uma cenoura completa, o MDF é um bolo de cenoura.

No bolo, existe cenoura, mas passada no liquidificador. E existem também outros componentes para dar consistência ao “bolo”.

Da mesma forma, no MDF existe madeira processada, e outros componentes (fibras) que dão consistência à peça.

O MDF, assim como o bolo de cenoura, é um material muito poroso. Então você deve ter cuidado ao colocar esse material em contato com água, pois ele provavelmente vai inchar ou rachar, a não ser que seja muito bem impermeabilizado (tem dica lá embaixo sobre como impermeabilizar).

Ao fazer artesanato em MDF, você deve levar em consideração todos esses detalhes. É essencial saber com que material estamos trabalhando.

Como aprender artesanato em MDF?

Em primeiro lugar, orientamos que você faça pequenos testes. Para isso, o ideal é entrar na nossa categoria artesanato em MDF e fazer os exemplos mais simples para ir pegando a prática. Veja se você realmente gosta da dinâmica de trabalho, isso é fundamental.

Depois, você pode procurar um curso prático em sua cidade ou região. Ou, se preferir, a internet tem alguns cursos interessantes. Em plataformas como o Udemy, você pode aprender habilidades adicionais que podem lhe ajudar na organização financeira do seu negócio, ou lhe dar competências diferenciadas em softwares específicos.

Como fazer artesanato em MDF para vender?

Uma das dúvidas mais comuns aqui no blog é “quanto cobrar”. Nossa sugestão é que você dê um passo atrás e olhe para seus concorrentes. Por exemplo, é completamente diferente o preço de um item na internet ou num shopping center de luxo.

Como você vai posicionar seu produto? Quem é o principal cliente que compra de você? Uma ideia bacana é definir sua persona. A persona é, em poucas palavras, uma personificação do seu público-alvo. Você vai entender melhor seu cliente se criar esse “personagem fictício”.

Depois, procure entender seus custos. Não precisa ser nada extremamente complexo. Apenas faça uma lista dos seus gastos por unidade. E coloque numa planilha. Certifique-se de incluir o valor da sua hora de trabalho nos custos. E sempre se pague em primeiro lugar.

Onde vender seu artesanato?

Site de terceiros

Se você não tem recursos financeiros ou habilidades com programação, esta é uma boa opção para começar e validar seus produtos. Ao colocar seu artesanato num grande e-commerce, como o Elo7, você realmente estará colocando seu artesanato à prova.

Mesmo assim, nossa sugestão é que você contrate um freelancer que tenha conhecimentos em copywriting e criação de landing pages e peça para que ele faça uma landing page que direciona seu cliente do Google para seu link do Elo7. Nessa landing page, você pode aproveitar para captar e-mails dos visitantes ou até fornecer um material gratuito, como um guia, um e-book ou outro infoproduto similar.

Site próprio em plataforma terceirizada

Uma opção intermediária é criar seu e-commerce numa plataforma pré-pronta de e-commerces, como a Shopify ou Loja Integrada. Esta opção exige menos recursos do que a criação de um site próprio. No entanto, você deve verificar o sistema de cobrança da plataforma. Se for em percentual de vendas, tome cuidado, pois será um custo muito alto acompanhando o crescimento do seu negócio.

Site próprio em plataforma própria

A opção mais elegante, porém mais complexa, é montar um e-commerce seu do zero. Se você optar por essa opção, certifique-se de que tem os recursos financeiros necessários e a estrutura de pessoal adequada. Pois, para manter em funcionamento um site próprio, você precisará de um esforço adicional.

É necessário ter um programado disponível para corrigir eventuais bugs, uma equipe de atendimento ao cliente, um seguro, parceria com Correios ou empresas de logística, uma equipe de marekting, etc. Tudo isso demora um tempo para ser montado e exige recursos. Mas é, sem dúvida, a opção mais sólida.

10 Principais materiais utilizados no artesanato em MDF

Cada peça em MDF vai exigir materiais específicos, mas os principais, que você pode comprar e vão ter usos em diversas situações, estão listados abaixo:

  1. Peças pré-prontas de MDF (caixas, moldes, quadrinhos, porta-retratos, etc.);
  2. Pincéis de cerdas macias;
  3. Rolinho de pintura;
  4. Tinta PVA;
  5. Lixas de diferentes espessuras;
  6. Pistola de cola quente;
  7. Guardanapo para fazer decoupage;
  8. Tesoura e/ou estilete;
  9. Aviamentos e decorações;
  10. Stencil.

6 Dicas de Ouro sobre artesanato em MDF

1. Não lixe a peça crua

Lixar as peças de MDF cruas pode causar complicações respiratórias. Isso ocorre porque as fibras de MDF são muito finas e podem ser facilmente aspiradas.

Por isso, prefira sempre impermeabilizar as peças ou pintá-las antes de começar a lixar.

2. Impermeabilize as peças com Goma Laca Indiana

As peças de MDF são muito sensíveis ao contato com água. A água, ou até a umidade, podem causar estufamento e rachaduras na peça. Para reduzir esse problema, utilizamos a técnica da impermeabilização.

impermeabilizar mdf

E nada melhor que goma laca indiana para impermeabilizar a peça com perfeição.

Leia tudo sobre esta dica aqui.

3. Pinte as peças com pincel e rolinho

Utilizar apenas o pincel pode parecer mais simples, mas o rolinho é essencial para deixar a peça sem marcas. O pincel serve para espalhar mais rapidamente as primeiras camadas de tinta. Mas em seguida, passe o rolinho para uniformizar a superfície.

rolinho pintura mdf

Principalmente nos cantinhos, o rolinho pode ser imprescindível. Lembre-se sempre de não apertar muito para não criar bolhas ou acumular tinta. Passe o rolinho com delicadeza.

4. Na decoupage, utilize lixas como tesouras

Tentar utilizar tesouras na decoupage é a nossa tendência como iniciantes. Mas, essa dica vai lhe ajudar e deixar suas caixinhas em MDF sem rebarbas nem rasgões: utilize uma lixa nos cantos que quer “cortar” o guardanapo da decoupage e você irá obter um resultado perfeito nas quinas.

lixa decoupage caixa mdf

5. Utilize Stencil nas suas decorações de artesanato em MDF

Às vezes, fazer desenhos mais complexos é mais difícil ou até impossível. Para adicionar mandalas, patterns, e outros desenhos mais complexos, você pode comprar o stencil pronto em lojas de aviamento, artesanato ou mandar fazer o seu com um desenho feito em computador.

Veja aqui os resultados do Google para a pesquisa “Stencil”.

6. Cubra o guardanapo com um filme plástico para alisar

Tentar alisar o guardanapo após colá-lo na superfície durante a decoupage pode ser frustrante. Isso porque ele é muito sensível e pode rasgar facilmente.

Portanto, utilize um filme plástico sobre o guardanapo para obter o melhor resultado possível, sem se preocupar com rasgões.

filme plastico alisamento decoupage caixa mdf

5 ideias de artesanato em MDF para vender

1. Caixinhas Vintage

O artesanato vintage está em alta nos últimos 2 anos. Com decoupage e algumas técnicas simples de pintura, você vai aprender a criar peças chamativas e únicas.

caixinha rosa mdf decorada

Materiais Utilizados

  • Caixa de MDF;
  • Guardanapo decorado;
  • Cola gel para decoupage;
  • Tinta PVA: pérola, salmão bebê, rosa escuro e rosa ciclame;
  • Stencil bordado (OPA1125);
  • Stencil colonial (OPA2000);
  • Esponja;
  • Fita crepe;
  • Verniz fosco.

Passo a Passo

  1. Pinte o interior da caixa;
  2. Pinte a parte externa da caixa;
  3. Faça a decoupage na tampa;
  4. Dê o acabamento final.

Veja o tutorial completo aqui!

2. Letras em MDF decoradas

O artesanato em MDF é vasto e cheio de possibilidades. Mas, que tal começar pelo simples? Todo mundo precisa de letrinhas para decorar, fazer uma placa, colocar num bolo, numa mesa de festa, etc. E as letrinhas encontradas no mercado nem sempre atendem às expectativas. Então, veja como é fácil: utilizando apenas glitter, cola e um pouco de pintura, você pode criar letrinhas realmente interessantes.

letras decoradas mdf glitter

Materiais Utilizados

  • Jornal;
  • Letras em MDF;
  • Cola branca;
  • Tinta branca acrílica fosca;
  • Pincéis ou esponjinhas;
  • Glitter.

Passo a Passo

  1. Pinte a letra;
  2. Aplique o glitter.

Veja o tutorial completo aqui!

3. Caixinha para chá de bebê

Tanto para um chá de bebê, quanto para lembrancinhas de aniversários infantis ou batizados, está peça é um charme. Delicada e relativamente fácil de fazer, depois que você pegar a prática.

lembracinha em mdf

Materiais Utilizados

  • Caixa de MDF de 7,5cm X 7,5cm;
  • Fita gorgorão (azul ou rosa lisa);
  • Tecido 100% algodão no tema Poá (rosa ou azul);
  • Fita fina de cetim na cor branca;
  • Cola branca ou cola para tecido;
  • Papel cartã.
  • Cola quente;
  • Chupeta de acrílico pequena (na cor azul ou rosa);
  • Rolinho ou pincel para pintura;
  • Tesoura;
  • Espátula;
  • Régua.

Passo a Passo

  1. Cole o tecido na tampa;
  2. Faça o lacinho;
  3. Cole o lacinho na caixa.

Veja o tutorial completo aqui!

4. Porta-retrato com pérolas

As ideias de porta-retratos em MDF são infinitas. Está ideia traz um diferencial: o uso de pérolas. Fica muito legal quando a gente usa pérolas no nosso artesanato. Dá um brilho, um toque de “chiqueza”, uma graça adicional. E você pode fazer mais do que porta-retratos: letras, caixinhas, etc. Tudo utilizando essas pérolas lindas!

objetos em mdf com perolas

Materiais Utilizados

  • Cola;
  • Porta-retrato em MDF para foto 10×15 (padrão);
  • Pérolas;
  • Aplique (biscuit);
  • Tinta PVA (ou tinta spray da ColorGil – Arte Urbana);
  • Primer;
  • Pincel;
  • Rolinho;
  • Pinça;
  • Lixa.

Passo a Passo

  1. Pinte o Porta-retrato em MDF;
  2. Coloque o aplique;
  3. Cole as pérolas no porta-retrato.

Veja o tutorial completo aqui!

5. Móbile em MDF

Para batizados ou festinhas religiosas. Ou simplesmente para decorar sua casa. Esse móbile de pendurar, em MDF, está muito especial. E você vai aprender, nesse tutorial, algumas técnicas legais com renda e biscuit.

decoracao em mdf mobile

Materiais Utilizados

  • Cola instantânea;
  • Renda;
  • Pérolas;
  • Pingente de roupa;
  • Fitilho grosso e fino;
  • Strass;
  • Pombinha;
  • Tesoura;
  • Meia-pérola;
  • Cola quente;
  • Papel vegetal;
  • Quadrinho de MDF.

Passo a Passo

  1. Corte a renda;
  2. Cole a renda no quadrinho de MDF;
  3. Coloque o pingente de roupa;
  4. Coloque o fitilho superior;
  5. Cole as meias-pérolas;
  6. Coloque o pombinho para finalizar a decoração.

Veja o tutorial completo aqui!

Dica extra

Um diferencial para você, artesão de MDF, é aprender uma ferramenta de desenho assistido por computador, como o AutoCAD. Você vai abrir um mundo de possibilidades na criação de patterns, peças recortadas em máquina de corte a laser e até impressoras 3D.

corte a laser mdf

Conclusão

O artesanato em MDF é uma área cheia de possibilidades. Quando a gente começa a estudar e praticar, é apaixonante. Se você tem vontade de fazer por hobby ou para vender, está prestes a percorrer uma jornada incrível.

Sempre lembre-se de que você é único. É isso que lhe faz diferente e especial. Você pode aprender todas as técnicas do mercado, mas não esqueça de dar seu toque pessoal a cada peça, a cada arte. Seja criativo e não desista.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*